Call for Papers

Vol. 55, nº 1 (jan-abr, 2019)

Dossiê: Cultura e Hegemonia no Capitalismo Contemporâneo

Organizadores: Rogério Ferreira de Souza (IUPERJ-UCAM) e Paulo Rodrigues Gajanigo (UFF)

Data limite de envio dos artigos: 31/10/2018

Nas últimas décadas, alterações significativas ocorreram no capitalismo mundial. Transformações que modificaram não somente as relações de produção de riquezas e o processo de acumulação de capital, mas a produção da vida social como um todo. Uma das principais características do período foi a ampliação do alcance da produção do capital para o conjunto das esferas sociais, impedindo-nos de tratar do termo cultura como alheio aos processos econômicos. As alterações realizadas pelo capital junto ao ambiente da cultura reposicionaram em larga medida a luta por hegemonia e, por conseguinte, as formas de resistências a ela. Lutas que antes se davam preferencialmente no terreno da grande política, com o enfrentamento de projetos de poder distintos, hoje tiveram seus horizontes e espectro alterados. A construção da hegemonia se dá agora significativamente via métodos de controle da vida social. Por sua vez, as próprias resistências a elas também se deslocaram para os incontáveis enfrentamentos, pouco visíveis, do cotidiano. 

Nesse sentido, este Dossiê convida os pesquisadores a apresentarem artigos que buscam explorar: as possibilidades analíticas dos conceitos de cultura e hegemonia para compreensão dos processos de transformação social, sua atualização e novos arcabouços conceituais; estudos sobre novas formas de controle e dominação sob corpos, afetos e sentimentos; e formas contemporâneas de resistência.


Vol. 55, nº 2 (maio-ago, 2019)

Dossiê: Estudos culturais latino-americanos

Organizadores: Carlos A. Gadea (Unisinos) e Eduardo Restrepo (PUJ Colombia).

Data limite de envio dos artigos: 31/01/2019

Por Estudos Culturais se compreende uma diversidade de metodologias interdisciplinares, marcos teóricos e perspectivas analíticas. Surgidos no mundo acadêmico anglo-saxão nos anos de 1950 e 1960, fizeram parte de um amplo movimento democratizador da cultura, passando esta a ser entendida como inerente de práticas e instituições da vida cotidiana, relacionadas à questão da política e do poder. A recepção na América Latina dos Estudos Culturais foi mais recente, apesar de já rastrear seu desenvolvimento na tradição ensaística latino-americana de fins do século XIX e começos do século XX. No presente dossiê se procura divulgar as temáticas das mais recentes produções intelectuais dos denominados Estudos Culturais Latino-americanos, em grande medida vinculadas às identidades culturais, a teoria crítica, a indústria cultural, a modernidade, a pós-colonialidade, a memória social, gênero e questões étnico-raciais.


 

Vol. 55, nº 3 (set-dez, 2019)

Dossiê: A sociologia econômica e os novos temas globais

Organizadores: Elder P. Maia Alves (UFAL) e Sandro Ruduit (UFRGS)

Data limite de envio dos artigos: 30/04/2019

Decorreu mais de três décadas desde que um conjunto de autores e pesquisadores norte-americanos cunhou o termo Nova Sociologia Econômica (NSE). Esse movimento teórico-empírico promoveu uma relevante inflexão teórico-metodológica, objetivando os fenômenos, temas e objetos econômicos como parte constitutivas dos processos sociológicos – culturais, institucionais, simbólicos e políticos. Desde então, com, bastante rigor e desenvoltura, muitos pesquisadores latino-americanos, asiáticos e europeus empreenderam pesquisas acerca das relações entre as empresas e os temas ambientais, educacionais e culturais; as políticas governamentais de inovação tecnológica; a financerização das economias e da vida cotidiana; a construção social dos diversos mercados e as interfaces entre subjetividade, intimidade e as racionalidades econômico-empresariais. Esse alargamento temático encontrou ainda mais impulso na segunda metade do século XXI, incorporando, paulatinamente, temas como a economia criativa e os mercados culturais; os novos financiamentos coletivos digitais; as moedas digitais; as novas empresas de tecnologia digital; o surgimento da inteligência artificial e os modelos de negócios correspondentes; entre outros. Em face de esses aspectos, este dossiê busca recrutar pesquisas que forneçam novos olhares sobre objetos e temas já tratados e investigados, assim como tenciona atrair resultados de pesquisa e investigações acerca dos novos objetos tratados no âmbito da sociologia econômica.



ISSN: 2177-6229 - Melhor visualizado no Mozilla Firefox

Licença Creative Commons
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. [atualizado em 25/05/2016]

São Leopoldo, RS. Av. Unisinos, 950. Bairro Cristo Rei, CEP: 93.022 -750. Atendimento Unisinos +55 (51) 3591 1122 - Banner artwork by Z Shinoda.
Projeto gráfico: Jully Rodrigues