O que o Estado quer dizer quando fala sobre COVID-19: a adesão dóxica em narrativas presidenciais e ministeriais de respostas ao cenário da pandemia

Rafael Borim-de-Souza, João Gabriel Dias dos Santos, Camilla Atibaia Cestari

Resumo


Esta pesquisa foi desenvolvida com os objetivos de: analisar, no Brasil, a partir de narrativas do Presidente da República e dos Ministros de Estado, o que o Estado quer dizer quando fala sobre respostas ao cenário pandêmico provocado pela COVID-19; e, identificar, nesta conjuntura, um possível processo de adesão dóxica às respostas apresentadas pelo e em nome do Estado. A sociologia bourdieusiana foi considerada como suporte teórico aos conceitos de Estado, falar, dizer e adesão dóxica. A pesquisa realizada é aplicada, qualitativa, descritiva, documental e de narrativas. Foram considerados como documentos 122 vídeos publicados nos canais “Planalto” e “TV BrasilGov”, ambos no YouTube, os quais totalizaram 3165 minutos de duração. No que se refere à presente pesquisa, as narrativas presidenciais e ministeriais: são analisadas e interrogadas enquanto objeto real; descrevem expressões e interações; e, compreendem construções morais. Por consequência, reconheceu-se o Presidente da República e os Ministros de Estado como homo narrans, cujas narrativas foram apreendidas em um sentido coletivo de argumentação e narração. Por fim, analisou-se que o Estado quer dizer economia-empregos quando fala sobre economia-empregos e/ou sobre saúde-vidas; e, identificou-se adesão dóxica ao discurso dominante que oficializa as respostas do Estado à pandemia.


Palavras-chave: Estado. Falar. Dizer. COVID-19. Adesão Dóxica. Narrativas. Presidente.
Ministros. Pandemia.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.4013/csu.v56i2.21135



 

eISSN: 2177-6229 | Melhor visualizado no Mozilla Firefox

Licença Creative Commons
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. [atualizado em 25/05/2016]

Signatária da Declaração de São Francisco sobre Avaliação da Pesquisa – DORA

 

São Leopoldo, RS. Av. Unisinos, 950. Bairro Cristo Rei, CEP: 93.022 -750. Atendimento Unisinos +55 (51) 3591 1122 - Banner artwork by Z Shinoda.
Projeto gráfico: Jully Rodrigues
 
 
 
 
 
   
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Crossref Member Badge

Crossref Similarity Check logo

 

Redalyc - Red de Revistas Científicas de América Latina y el Caribe, España y Portugal

GoogleScholar