Análise de redes sociais: o método e sua utilização nas Ciências Sociais brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.4013/csu.2020.56.1.09Resumo
Este artigo objetiva analisar descritivamente a utilização do método de análise de redes sociais nas principais publicações em Ciências Sociais no Brasil, procurando oferecer contribuições a duas questões: (1) o que é análise de redes sociais?; e (2) em que medida o método tem sido utilizado nas principais publicações da área? Acerca da primeira questão,
empreende-se ampla pesquisa bibliográfica. Com relação a segunda indagação, são analisadas as publicações, entre 2006 e 2016, dos periódicos com a melhor classificação para as seguintes áreas de avaliação: (1) Antropologia e Arqueologia, (2) Ciência Política e Relações Internacionais, e (3) Sociologia. A análise do uso desta abordagem indica a existência de um reduzido número de trabalhos, não havendo diferenças substanciais entre os periódicos das três áreas. No entanto, os trabalhos encontrados exemplificam o aspecto interdisciplinar da análise de redes sociais e sua capacidade de ser combinada com outras técnicas no estudo de diversos fenômenos.
Palavras-chave: Método; Análise de redes sociais; Ciências Sociais; Periódicos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Ciências Sociais Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Ciências Sociais Unisinos acima explicitadas.