Análise de redes sociais: o método e sua utilização nas Ciências Sociais brasileiras

Ciro Antônio da Silva Resende

Resumo


Este artigo objetiva analisar descritivamente a utilização do método de análise de redes sociais nas principais publicações em Ciências Sociais no Brasil, procurando oferecer contribuições a duas questões: (1) o que é análise de redes sociais?; e (2) em que medida o método tem sido utilizado nas principais publicações da área? Acerca da primeira questão,
empreende-se ampla pesquisa bibliográfica. Com relação a segunda indagação, são analisadas as publicações, entre 2006 e 2016, dos periódicos com a melhor classificação para as seguintes áreas de avaliação: (1) Antropologia e Arqueologia, (2) Ciência Política e Relações Internacionais, e (3) Sociologia. A análise do uso desta abordagem indica a existência de um reduzido número de trabalhos, não havendo diferenças substanciais entre os periódicos das três áreas. No entanto, os trabalhos encontrados exemplificam o aspecto interdisciplinar da análise de redes sociais e sua capacidade de ser combinada com outras técnicas no estudo de diversos fenômenos.


Palavras-chave: Método; Análise de redes sociais; Ciências Sociais; Periódicos.


Texto completo: PDF



 

eISSN: 2177-6229 | ISSN-L: 1519-7050 | Melhor visualizado no Mozilla Firefox

Licença Creative Commons
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. [atualizado em 25/05/2016]

Signatária da Declaração de São Francisco sobre Avaliação da Pesquisa – DORA

 

São Leopoldo, RS. Av. Unisinos, 950. Bairro Cristo Rei, CEP: 93.022 -750. Atendimento Unisinos +55 (51) 3591 1122 - Banner artwork by Z Shinoda.
Projeto gráfico: Jully Rodrigues



Crossref Member Badge

Crossref Similarity Check logo

 

Redalyc - Red de Revistas Científicas de América Latina y el Caribe, España y Portugal

GoogleScholar