A construção social da qualidade na produção agroalimentar: o caso do arroz “Amigo do Taim”.
DOI:
https://doi.org/10.4013/csu.2020.56.1.07Resumo
O artigo analisa a trajetória que culminou na criação do arroz orgânico “Amigo do Taim”, revelando a natureza dos laços sociais que foram sendo tecidos para que se desenvolvesse um processo singular de construção social de qualidade numa região específica do Rio Grande do Sul, nas imediações de uma das principais reservas naturais deste estado brasileiro, a Estação Ecológica do Taim. A iniciativa surgiu em meio à busca pela viabilização econômica para um grupo de famílias assentadas no extremo sul gaúcho. O projeto foi liderado por uma organização não-governamental que paralelamente propunha estabelecer uma forma sustentável de utilização dos recursos naturais num espaço considerado como zona de amortecimento da reserva ecológica do Taim. Todavia o projeto sofre mudanças profundas ao longo do tempo, em meio ao progressivo abandono do projeto por parte das famílias envolvidas em virtude da falta de apoios institucionais, dos entraves burocráticos
e da desmobilização dos assentados. O espaço por elas deixado vai sendo ocupado por médios produtores. O caso em tela se insere, dentro do ponto de vista teórico, no grande debate acerca dos riscos da convencionalização da produção orgânica.
Palavras-Chave: arroz orgânico, construção social da qualidade, convencionalização.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Ciências Sociais Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Ciências Sociais Unisinos acima explicitadas.