A construção social da qualidade na produção agroalimentar: o caso do arroz “Amigo do Taim”.

Flávio Sacco dos Anjos, Gisela Loureiro Duarte

Resumo


O artigo analisa a trajetória que culminou na criação do arroz orgânico “Amigo do Taim”, revelando a natureza dos laços sociais que foram sendo tecidos para que se desenvolvesse um processo singular de construção social de qualidade numa região específica do Rio Grande do Sul, nas imediações de uma das principais reservas naturais deste estado brasileiro, a Estação Ecológica do Taim. A iniciativa surgiu em meio à busca pela viabilização econômica para um grupo de famílias assentadas no extremo sul gaúcho. O projeto foi liderado por uma organização não-governamental que paralelamente propunha estabelecer uma forma sustentável de utilização dos recursos naturais num espaço considerado como zona de amortecimento da reserva ecológica do Taim. Todavia o projeto sofre mudanças profundas ao longo do tempo, em meio ao progressivo abandono do projeto por parte das famílias envolvidas em virtude da falta de apoios institucionais, dos entraves burocráticos
e da desmobilização dos assentados. O espaço por elas deixado vai sendo ocupado por médios produtores. O caso em tela se insere, dentro do ponto de vista teórico, no grande debate acerca dos riscos da convencionalização da produção orgânica.


Palavras-Chave: arroz orgânico, construção social da qualidade, convencionalização.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.4013/csu.2020.56.1.07



 

eISSN: 2177-6229 | Melhor visualizado no Mozilla Firefox

Licença Creative Commons
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. [atualizado em 25/05/2016]

Signatária da Declaração de São Francisco sobre Avaliação da Pesquisa – DORA

 

São Leopoldo, RS. Av. Unisinos, 950. Bairro Cristo Rei, CEP: 93.022 -750. Atendimento Unisinos +55 (51) 3591 1122 - Banner artwork by Z Shinoda.
Projeto gráfico: Jully Rodrigues
 
 
 
 
 
   
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Crossref Member Badge

Crossref Similarity Check logo

 

Redalyc - Red de Revistas Científicas de América Latina y el Caribe, España y Portugal

GoogleScholar