Entre a posição e as práticas: classes médias nas perspectivas de Erik Olin Wright e Pierre Bourdieu.

Autores

  • Luis Fernando Santos Corrêa da Silva UFFS

DOI:

https://doi.org/10.4013/csu.2020.56.1.05

Resumo

O artigo apresenta as contribuições teóricas de Erik Olin Wright e Pierre Bourdieu para o desenvolvimento contemporâneo de uma sociologia das classes sociais, sobretudo para a análise das classes médias. A teoria neomarxista de Erik Olin Wright procura superar o dilema do crescimento da classe média no processo de desenvolvimento capitalista, mediante a noção de “posição contraditória de classe”, pois, apesar da classe média vender sua força de trabalho, é também possuidora de ativos de qualificação e autoridade que lhes diferenciariam da classe trabalhadora tradicional. Já a teoria do espaço social de Pierre Bourdieu, que enfatiza a dimensão simbólica das relações de classe, destaca características que seriam peculiares às classes médias, como a rigidez moral, a ascese, a valorização da educação e da cultura e a aposta no mérito individual como forma de ascensão social. Essas características seriam entendidas pela classe média como critérios de distinção e como um tipo de capital específico, que contribui para separar a classe média das classes populares. Conclui-se que enquanto Wright está interessado em reformular as bases teóricas do marxismo para a compreensão da estrutura de classes no capitalismo contemporâneo, mediante a problematização da classe média como estrato social heterogêneo, Bourdieu está interessado nas construções simbólicas que dão sustentação a uma noção de classe média que empreende estratégias para se distinguir das classes populares, por meio da valorização de bens culturais escassos ou considerados como supérfluos por quem se encontra nas proximidades da fronteira das necessidades básicas.

Palavras-Chave: Classes Médias. Estratificação Social. Teoria Sociológica.

Biografia do Autor

Luis Fernando Santos Corrêa da Silva, UFFS

Sociólogo, doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS. Possui graduação em Ciências Sociais (bacharelado e licenciatura) e mestrado em Sociologia também pela UFRGS. Atua como Professor Adjunto IV da Universidade Federal da Fronteira Sul/UFFS, Campus Erechim e, atualmente, é Investigador Visitante em Estágio Pós-Doutoral no Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, Portugal. Na UFFS, é professor de graduação no curso de licenciatura em Ciências Sociais e também atua como professor permanente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas. Tem experiência em gestão acadêmica, nos cargos de Coordenador de Curso (2010 - 2012) e Coordenador Acadêmico do Campus Erechim (2012 - 2015). É pesquisador do grupo de pesquisas sobre Políticas Públicas, Democracia e Estudos Urbanos/UFFS e do Laboratório Virtual e Interativo de Ensino de Sociologia (LAVIECS/UFRGS). Tem realizado estudos e publicações nas áreas de Estratificação Social e Desigualdades, Sociologia do Trabalho, Sociologia Econômica e Ensino de Sociologia, atuando sobretudo nos seguintes temas: classe média no Brasil contemporâneo, mudanças no mundo do trabalho, mercado de trabalho, trajetórias ocupacionais, novos perfis sócio-ocupacionais e Sociologia no ensino médio.

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Publicado

2020-02-13

Edição

Seção

Artigos