Reflexões sobre a pesquisa com grupos focais nas ciências sociais e humanas: a questão da quantidade de participantes, proveniência e local de organização

Ricardo Fernandes Pátaro, Geiva Carolina Calsa

Resumo


Este artigo apresenta reflexões sobre a pesquisa com grupos focais a partir de investigação de doutorado em educação que utilizou a técnica no estudo de representações docentes. Na literatura, encontramos convenções para organizar grupos focais na pesquisa em ciências sociais e humanas. Destacam-se as recomendações de que os grupos focais sejam formados por um mínimo de 6 e um máximo de 8 pessoas, desconhecidas e reunidas em local neutro. Ainda que sejam importantes, tais convenções podem levar a um entendimento tácito de que haveria uma forma ideal de se trabalhar com grupos focais. O presente artigo tem por objetivo problematizar tais recomendações ao apresentar pesquisa que utilizou grupos focais fora dos padrões, com 20 pessoas conhecidas em seu próprio lugar de trabalho cotidiano. Os resultados retomam a importância de levar em consideração os objetivos de uma investigação ao organizar grupos focais. Diante de nossa experiência, concluímos que as convenções que incidem sobre os grupos focais são mais norteadoras do que prescritivas e organizamos sugestões para a condução de grupos focais na pesquisa em ciências sociais e humanas.

Palavras-chave: Grupo focal. Origem e histórico. Pesquisa qualitativa.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.4013/csu.2020.56.1.01



 

eISSN: 2177-6229 | ISSN-L: 1519-7050 | Melhor visualizado no Mozilla Firefox

Licença Creative Commons
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. [atualizado em 25/05/2016]

Signatária da Declaração de São Francisco sobre Avaliação da Pesquisa – DORA

 

São Leopoldo, RS. Av. Unisinos, 950. Bairro Cristo Rei, CEP: 93.022 -750. Atendimento Unisinos +55 (51) 3591 1122 - Banner artwork by Z Shinoda.
Projeto gráfico: Jully Rodrigues
 
 
 
 
 
   
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Crossref Member Badge

Crossref Similarity Check logo

 

Redalyc - Red de Revistas Científicas de América Latina y el Caribe, España y Portugal

GoogleScholar