As abordagens sobre interseccionalidade em três blogs feministas
DOI:
https://doi.org/10.4013/csu.2019.55.1.06Resumo
A partir da metodologia de pesquisa em blogs de política e do enquadramento da mídia,foram analisados seis textos cujos títulos traziam a palavra “interseccionalidade”. Oenquadramento consiste em selecionar e salientar determinados aspectos de realidadenum texto midiático, de modo a possibilitar sua análise. Os textos foram selecionadosa partir de tag´s em três blogs feministas populares: Blogueiras Feministas, BlogueirasNegras e Não Me Kahlo. Nos blogs em questão, buscamos compreender as concepçõessobre interseccionalidade presentes nos textos de cada blog, identificar elementos similarese apresentar diferenças. As análises identificaram que embora os textos divirjamquanto à natureza e atribuição de autoria do conceito de interseccionalidade, possuemcomo elemento comum a crítica às práticas feministas excludentes. A interseccionalidadesurge nesses textos como ferramenta política e uma via para aplainar as tensõesinternas nos distintos segmentos feministas de modo a construir um feminismo maisabrangente e inclusivo.
Palavras-chave: Interseccionalidade; feminismo; feminismo negro; enquadramento; blog.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Ciências Sociais Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Ciências Sociais Unisinos acima explicitadas.