O constructo economia plural nos estudos relacionados com a economia solidária: revisão sistemática no período 2000-2016

Suzana Melissa de Moura Mafra da Silva, Washington José de Souza, Ana Paula Borba Costa

Resumo


Trata-se de resultado de pesquisa de natureza qualitativa, realizada sob a forma de revisão sistemática da literatura na produção acadêmica em economia plural, tendo como referência o uso do construto economia plural em textos científicos nacionais e internacionais disponíveis no Portal de Periódicos Capes. A revisão contemplou o período de 2000 (ano do registro da primeira produção acadêmica) a 2016. A busca gerou 112 ocorrências quando utilizados os termos “Economia Plural”; “Plural Economy”; “Economia Solidária”; “Solidary Economy”; e “Outra Economia”. Para o tratamento das informações coletadas, foram aplicados os seguintes critérios de inclusão e exclusão – artigos publicados no período de 2000 a 2016, originais e publicados em periódicos (avaliação por pares) e estudos que relacionam simultaneamente as temáticas economia plural e economia solidária –, resultando em 19 artigos para posterior análise. Ficou evidente a recorrência de uma visão de multidimensionalidade atribuída ao construto economia plural, quando empregado em estudos no âmbito da economia solidária, que ultrapassa o domínio da Economia, aproximando-se da Filosofia e da Ciência Política, quando interpretado, respectivamente, sob os vieses da racionalidade substantiva e de novas configurações institucionais.

Palavras-chave: economia plural, economia solidária, outra economia.


Texto completo: PDF



ISSN: 2177-6229 - Melhor visualizado no Mozilla Firefox

Licença Creative Commons
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. [atualizado em 25/05/2016]

São Leopoldo, RS. Av. Unisinos, 950. Bairro Cristo Rei, CEP: 93.022 -750. Atendimento Unisinos +55 (51) 3591 1122 - Banner artwork by Z Shinoda.
Projeto gráfico: Jully Rodrigues


Crossref Member Badge Crossref Similarity Check logo