Sociologia Digital: apontamentos teórico-metodológicos para uma analítica das mídias digitais

Felipe Padilha, Lara Facioli

Resumo


O artigo apresenta um conjunto de proposições teórico-metodológicas formulado no campo da Sociologia Digital para tratar das relações digitalmente mediadas. O texto é um estímulo ao debate entre pesquisadores e pesquisadoras das mais variadas áreas de produção de conhecimento que refletem o advento e a consolidação das tecnologias digitais do ponto de vista de sua modelagem social. Dessa forma, trata-se de uma retomada das questões históricas, sociais e econômicas que fundam as relações digitalmente mediadas e que apontam desafios para a pesquisa social contemporânea. O artigo está estruturado em três partes, nas quais tratamos de momentos específico das tecnologias e das ferramentas analíticas desenvolvidas para pensá-las. Inicialmente, traçamos um panorama histórico do surgimento das mídias digitais, em seguida, apresentamos as características da conexão em rede e as implicações das relações e interações digitalmente mediadas para a pesquisa social. O artigo procura evidenciar como, desde que chegou ao mercado, a web – ou a interface comercial da internet – ganhou novos recursos que permitiram o desenvolvimento de novas funcionalidades que se refletem no tratamento dado ao tema. Por fim, tratamos dos debates contemporâneos da Sociologia Digital, apresentando as especificidades e os atuais desafios que se colocam a esse campo de estudos.

Palavras-chave: mídias digitais, internet, serviços de redes sociais, sociologia digital.


Texto completo: PDF



ISSN: 2177-6229 - Melhor visualizado no Mozilla Firefox

Licença Creative Commons
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. [atualizado em 25/05/2016]

São Leopoldo, RS. Av. Unisinos, 950. Bairro Cristo Rei, CEP: 93.022 -750. Atendimento Unisinos +55 (51) 3591 1122 - Banner artwork by Z Shinoda.
Projeto gráfico: Jully Rodrigues


Crossref Member Badge Crossref Similarity Check logo