Globalização da economia e reestruturação produtiva: as repercussões sociais das novas configurações do trabalho

Autores

  • Noêmia Lazzareschi PUC/SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.4013/csu.2018.54.1.09

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar os traços definidores das novas configurações do trabalho e suas repercussões sobre a vida dos trabalhadores. A globalização da economia e a reestruturação produtiva revolucionaram os mundos do trabalho, que assistiram à desestruturação dos mercados de trabalho, nacionais e internacionais, e viram surgir e consolidarem-se novas relações de trabalho – terceirização, contrato de trabalho temporário, trabalho em regime de tempo parcial, trabalho em domicílio, banco de horas, contrato de prestação de serviço (pejotização) – e novas competências profissionais, com significativas repercussões sobre o movimento sindical e a vida dos trabalhadores. As considerações aqui desenvolvidas resultam da análise de um grande número de estudos das Ciências Sociais, especialmente da área da Sociologia do Trabalho, e de pesquisas realizadas e orientadas pela autora ao longo dos últimos vinte anos. São estudos e pesquisas cuja característica fundamental é o consenso entre os autores sobre as especificidades e repercussões sociais das novas configurações dos mundos do trabalho, razão suficiente para atribuir-lhes expressão científica.

Palavras-chave: novas relações de trabalho, novas competências profissionais, nova orientação política do movimento sindical.

Biografia do Autor

Noêmia Lazzareschi, PUC/SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Bacharel e Licenciada pela USP; Mestre em Ciências Sociais do Trabalho pela Universidade Católica de Louvain-Bélgica; Doutora em Ciências Sociais pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP; Professora Doutora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais e do Departamento de Sociologia da PUC/SP

Downloads

Publicado

2018-03-21

Edição

Seção

Artigos