Globalização da economia e reestruturação produtiva: as repercussões sociais das novas configurações do trabalho
DOI:
https://doi.org/10.4013/csu.2018.54.1.09Resumo
Este artigo tem por objetivo apresentar os traços definidores das novas configurações do trabalho e suas repercussões sobre a vida dos trabalhadores. A globalização da economia e a reestruturação produtiva revolucionaram os mundos do trabalho, que assistiram à desestruturação dos mercados de trabalho, nacionais e internacionais, e viram surgir e consolidarem-se novas relações de trabalho – terceirização, contrato de trabalho temporário, trabalho em regime de tempo parcial, trabalho em domicílio, banco de horas, contrato de prestação de serviço (pejotização) – e novas competências profissionais, com significativas repercussões sobre o movimento sindical e a vida dos trabalhadores. As considerações aqui desenvolvidas resultam da análise de um grande número de estudos das Ciências Sociais, especialmente da área da Sociologia do Trabalho, e de pesquisas realizadas e orientadas pela autora ao longo dos últimos vinte anos. São estudos e pesquisas cuja característica fundamental é o consenso entre os autores sobre as especificidades e repercussões sociais das novas configurações dos mundos do trabalho, razão suficiente para atribuir-lhes expressão científica.
Palavras-chave: novas relações de trabalho, novas competências profissionais, nova orientação política do movimento sindical.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Ciências Sociais Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Ciências Sociais Unisinos acima explicitadas.