Encontros afetivos em quintais urbanos: um estudo sobre famílias e sociabilidade no Subúrbio Ferroviário de Salvador (BA)
DOI:
https://doi.org/10.4013/csu.2018.54.1.06Resumo
Este texto é parte de um estudo cujo objetivo final fora investigar os significados atribuídos aos quintais em narrativas de diferentes gerações de famílias residentes em áreas urbanas no século XXI, na cidade de Salvador, Bahia. Neste artigo, é proposto o estudo dos quintais como locais de resistências e pertencimentos, partindo da necessidade que o sujeito tem de construir um contexto de vida afetivo, associado ao lugar. Sugere-se o uso dos termos “topofilia”, “affectivation” e “liminaridade” como entidades tríades, que, ao se complementarem, permitem a compreensão das inter-relações entre o lugar e a família no contexto de desenvolvimento.
Palavras-chave: quintais, topofilia, affectivation.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Ciências Sociais Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Ciências Sociais Unisinos acima explicitadas.