Encontros afetivos em quintais urbanos: um estudo sobre famílias e sociabilidade no Subúrbio Ferroviário de Salvador (BA)

Autores

  • Wanderlene Cardozo Ferreira Reis Universidade Católica do Salvador/Doutoranda em Família na Sociedade Contemporânea.
  • José Eduardo Ferreira Santos Universidade Católica do Salvador/Professor Pesquisador
  • Ana Cecília de Souza B. Bastos Universidade Católica do Salvador-Docente Pesquisadora Universidade Federal da Bahia - Docente, Pesquisadora
  • Giuseppina Marsico Universidade de Salerno-Itália-docente e Pesquisadora. Universidade de Aalborg - Danamarca/Pós-doc.
  • Elaine Pedreira Rabinovich Universidade Católica do Salvador/Docente e Pesquisadora.

DOI:

https://doi.org/10.4013/csu.2018.54.1.06

Resumo

Este texto é parte de um estudo cujo objetivo final fora investigar os significados atribuídos aos quintais em narrativas de diferentes gerações de famílias residentes em áreas urbanas no século XXI, na cidade de Salvador, Bahia. Neste artigo, é proposto o estudo dos quintais como locais de resistências e pertencimentos, partindo da necessidade que o sujeito tem de construir um contexto de vida afetivo, associado ao lugar. Sugere-se o uso dos termos “topofilia”, “affectivation” e “liminaridade” como entidades tríades, que, ao se complementarem, permitem a compreensão das inter-relações entre o lugar e a família no contexto de desenvolvimento.

Palavras-chave: quintais, topofilia, affectivation.

Biografia do Autor

Wanderlene Cardozo Ferreira Reis, Universidade Católica do Salvador/Doutoranda em Família na Sociedade Contemporânea.

Doutoranda em Família na Sociedade Contemporânea- Universidade Católica do Salvador- Bahia. Pesquisadora do grupo de Pesquisa FABEP- Família, Autobiografia e Poética- UCSAL.

José Eduardo Ferreira Santos, Universidade Católica do Salvador/Professor Pesquisador

Doutor em Saúde Pública (ISC-UFBA). Pesquisador pelo Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD – CAPES) no Programa de Pós-Graduação em Família na Sociedade Contemporânea da Universidade Católica do Salvador (UCSAL).

Ana Cecília de Souza B. Bastos, Universidade Católica do Salvador-Docente Pesquisadora Universidade Federal da Bahia - Docente, Pesquisadora

Professora Doutora em Psicologia. Pesquisadora pelo Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD – CAPES) no Programa de Pós-Graduação em Família na Sociedade Contemporânea da Universidade Católica do Salvador (UCSAL), e Universidade Federal da Bahia.

Giuseppina Marsico, Universidade de Salerno-Itália-docente e Pesquisadora. Universidade de Aalborg - Danamarca/Pós-doc.

Giuseppina Marsico é Pesquisadora em Psicologia do Desenvolvimento e da Educação na Universidade de Salerno (Itália), póst-doc no Centro de Psicologia Cultural, Universidade de Aalborg (Dinamarca) E.mail: pina.marsico@gmail.com

Elaine Pedreira Rabinovich, Universidade Católica do Salvador/Docente e Pesquisadora.

Doutorado em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo, Brasil(1997) e Docente e Pesquisadora -Universidade Católica do Salvador

Downloads

Publicado

2018-03-15

Edição

Seção

Artigos