Encontros afetivos em quintais urbanos: um estudo sobre famílias e sociabilidade no Subúrbio Ferroviário de Salvador (BA)

Wanderlene Cardozo Ferreira Reis, José Eduardo Ferreira Santos, Ana Cecília de Souza B. Bastos, Giuseppina Marsico, Elaine Pedreira Rabinovich

Resumo


Este texto é parte de um estudo cujo objetivo final fora investigar os significados atribuídos aos quintais em narrativas de diferentes gerações de famílias residentes em áreas urbanas no século XXI, na cidade de Salvador, Bahia. Neste artigo, é proposto o estudo dos quintais como locais de resistências e pertencimentos, partindo da necessidade que o sujeito tem de construir um contexto de vida afetivo, associado ao lugar. Sugere-se o uso dos termos “topofilia”, “affectivation” e “liminaridade” como entidades tríades, que, ao se complementarem, permitem a compreensão das inter-relações entre o lugar e a família no contexto de desenvolvimento.

Palavras-chave: quintais, topofilia, affectivation.


Texto completo: PDF



ISSN: 2177-6229 - Melhor visualizado no Mozilla Firefox

Licença Creative Commons
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. [atualizado em 25/05/2016]

São Leopoldo, RS. Av. Unisinos, 950. Bairro Cristo Rei, CEP: 93.022 -750. Atendimento Unisinos +55 (51) 3591 1122 - Banner artwork by Z Shinoda.
Projeto gráfico: Jully Rodrigues