Identidade e futebol: um estudo sobre membros de uma torcida organizada
DOI:
https://doi.org/10.4013/csu.2018.54.1.05Resumo
O futebol é o esporte mais popular do Brasil e um dos grandes responsáveis pela construção identitária e cultural dos brasileiros. A paixão pelo futebol é passada através das gerações e conquista cada vez mais adeptos, que encontraram nas torcidas organizadas um grupo em que possam compartilhar objetivos, costumes e ideais. Este trabalho teve como objetivo compreender como essas organizações atuam na construção da identidade pessoal, social e coletiva de jovens torcedores do Clube Atlético Mineiro, residentes de Belo Horizonte e região metropolitana. Por meio de uma pesquisa qualitativa, foi realizado um estudo de caso na torcida organizada Fúria Alvinegra. Foram feitas entrevistas semiestruturadas que, posteriormente, foram analisadas por meio da Análise de Discurso. Os participantes foram selecionados pelo critério de acessibilidade e bola de neve. De forma complementar, foram também examinadas fotografias. Os resultados apontaram para a grande influência da torcida organizada na construção identitária dos entrevistados, devido à dedicação à torcida, às amizades construídas, ao sentimento de utilidade que carregam por serem os responsáveis pela festa no estádio e ao desejo de quebrar os paradigmas que comumente cercam as torcidas organizadas.
Palavras-chave: identidade, futebol, torcidas organizadas, Análise de Discurso.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Ciências Sociais Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Ciências Sociais Unisinos acima explicitadas.