Identidade e futebol: um estudo sobre membros de uma torcida organizada

Autores

  • Thays Moraes Sobrinho Universidade Federal de Viçosa - Campus Florestal
  • Adriana Ventola Marra Universidade Federal de Viçosa - Campus Florestal
  • Mariana Mayumi Pereira de Souza Universidade Federal de Viçosa - Campus Florestal

DOI:

https://doi.org/10.4013/csu.2018.54.1.05

Resumo

O futebol é o esporte mais popular do Brasil e um dos grandes responsáveis pela construção identitária e cultural dos brasileiros. A paixão pelo futebol é passada através das gerações e conquista cada vez mais adeptos, que encontraram nas torcidas organizadas um grupo em que possam compartilhar objetivos, costumes e ideais. Este trabalho teve como objetivo compreender como essas organizações atuam na construção da identidade pessoal, social e coletiva de jovens torcedores do Clube Atlético Mineiro, residentes de Belo Horizonte e região metropolitana. Por meio de uma pesquisa qualitativa, foi realizado um estudo de caso na torcida organizada Fúria Alvinegra. Foram feitas entrevistas semiestruturadas que, posteriormente, foram analisadas por meio da Análise de Discurso. Os participantes foram selecionados pelo critério de acessibilidade e bola de neve. De forma complementar, foram também examinadas fotografias. Os resultados apontaram para a grande influência da torcida organizada na construção identitária dos entrevistados, devido à dedicação à torcida, às amizades construídas, ao sentimento de utilidade que carregam por serem os responsáveis pela festa no estádio e ao desejo de quebrar os paradigmas que comumente cercam as torcidas organizadas.

Palavras-chave: identidade, futebol, torcidas organizadas, Análise de Discurso.

Biografia do Autor

Thays Moraes Sobrinho, Universidade Federal de Viçosa - Campus Florestal

Graduada em Administração pela UFV - Campus Florestal.

Adriana Ventola Marra, Universidade Federal de Viçosa - Campus Florestal

Doutora e Mestre em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais. É professora da Universidade Federal de Viçosa/Campus de Florestal desde 1993. Pesquisadora do grupo Estudos de ciências humanas e aplicadas da UFV. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão de Pessoas e Comportamento Humano nas Organizações, desenvolvendo pesquisas nos seguintes temas: função gerencial, trabalho docente, gestão universitária, identidades, aposentadoria, envelhecimento e significado do trabalho.

Mariana Mayumi Pereira de Souza, Universidade Federal de Viçosa - Campus Florestal

Doutora em Administração pela UFMG, na área de Estudos Organizacionais e Sociedade. Professora Adjunta da Universidade Federal de Viçosa - Campus Florestal. Atua em pesquisa, extensão e docência na área de Estudos Organizacionias, Pesquisa-ação, Gestão Colaborativa, Teoria Crítica e Análise do Discurso.

Downloads

Publicado

2018-03-28

Edição

Seção

Artigos