Configurações do ensino de sociologia como um subcampo de pesquisa: análise dos dossiês publicados em periódicos acadêmicos

Cristiano das Neves Bodart, Ewerton Diego de Souza

Resumo


O presente artigo realiza uma “radiografia” das publicações acadêmicas, sob o formato de dossiês, relacionadas com a temática “ensino de Sociologia” (2007-2017). A atenção concentrou-se prioritariamente em quatro elementos constitutivos da publicação científica em questão: (i) a revista; (ii) os organizadores; (iii) os autores e; (iv) os artigos. O termo “radiografia” faz alusão ao propósito de desvelar configurações não explícitas nos dossiês em análise, o que corrobora para a compreensão da História recente desse subcampo da Sociologia. Dentre os pontos identificados, destacamos o papel central das universidades públicas e a importância de pesquisadores vinculados às instituições localizadas no Nordeste e no Sul na ampliação dos espaços de publicação de pesquisas sobre o ensino de Sociologia, assim como ficou evidente a recente expansão do prestígio social do subcampo de pesquisa no interior da comunidade acadêmica e seu alargamento.

Palavras-chave: Ensino de Sociologia, dossiês, produção acadêmica, subcampo.


Texto completo: PDF



ISSN: 2177-6229 - Melhor visualizado no Mozilla Firefox

Licença Creative Commons
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. [atualizado em 25/05/2016]

São Leopoldo, RS. Av. Unisinos, 950. Bairro Cristo Rei, CEP: 93.022 -750. Atendimento Unisinos +55 (51) 3591 1122 - Banner artwork by Z Shinoda.
Projeto gráfico: Jully Rodrigues