O Nordeste e o Mercado Nacional de Fragrâncias: notas para um mapa da produção/consumo de perfumes no Brasil

Autores

  • Maria Salete de Souza Nery Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

DOI:

https://doi.org/10.4013/csu.2017.53.1.07

Resumo

A partir do abraço simbólico dado por membros da comunidade de São Gonçalo dos Campos (BA) no Centro de Distribuição do Grupo Boticário, às margens da BR-101, busca- se compreender o mercado de fragrâncias no Brasil e, mais especificamente, o lugar da região Nordeste neste mercado. Busca-se, por fim, compreender o mapa nacional da produção e consumo de perfumes em suas flutuações recentes, que abarcam, em especial, o período compreendido entre 2010 e princípios de 2016. Para tanto, assumimos que as fragrâncias dizem respeito ao universo do simbólico e, portanto, trata-se de um produto cultural eivado de significados e atravessado por interesses capitalistas.

Palavras-chave: fragrâncias, mercado, Nordeste.

Biografia do Autor

Maria Salete de Souza Nery, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pós-Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) com bolsa PNPD/CAPES. Professora do Programa de Pós-Graduação e do Colegiado em Ciências Sociais da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Líder do Grupo de Pesquisa Corpo, Socialização e Expressões Culturais (ECCOS/UFRB) e Pesquisadora do Grupo Cultura, Memória e Desenvolvimento (CMD/UnB).

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Publicado

2017-02-02

Edição

Seção

Dossiê: Mercados culturais