O mercado audiovisual brasileiro, o circuito alternativo de exibição, as mostras e festivais de cinema na Bahia contemporânea

Autores

  • Mariella Pitombo Vieira Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Milene de Cássia Silveira Gusmão UESB

DOI:

https://doi.org/10.4013/csu.2017.53.1.04

Resumo

O mercado audiovisual no Brasil vem ganhando uma substantiva dinamização na última década como resultado de políticas econômicas e culturais implantadas pelo Estado. Os números referentes ao crescimento da produção nacional de obras cinematográficas e de séries para TV e a ampliação de consumo de filmes nacionais apontam para a potencialidade de um mercado em formação, bem como para a importância do financiamento público como mola propulsora para o setor. Entretanto, apesar dos significativos resultados das políticas públicas de fomento à produção audiovisual, constata-se uma permanente fragilidade da inserção dos filmes nacionais no circuito comercial de exibição, fator que, entre outros, potencializa a ampliação das mostras e festivais em todo país. Tendo como pano de fundo tal debate, o objetivo do artigo é problematizar resultados de estudos e pesquisas acerca da expansão do circuito de mostras e festivais de cinema, no Brasil e na Bahia, que se realizam a partir das políticas de fomento como principal alternativa de difusão dos filmes brasileiros que não chegam ao circuito exibidor comercial.

Palavras-chave: mercado audiovisual, exibição, circuito alternativo, festivais, mostras.

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Publicado

2017-03-01

Edição

Seção

Dossiê: Mercados culturais