O mercado audiovisual brasileiro, o circuito alternativo de exibição, as mostras e festivais de cinema na Bahia contemporânea

Mariella Pitombo Vieira, Milene de Cássia Silveira Gusmão

Resumo


O mercado audiovisual no Brasil vem ganhando uma substantiva dinamização na última década como resultado de políticas econômicas e culturais implantadas pelo Estado. Os números referentes ao crescimento da produção nacional de obras cinematográficas e de séries para TV e a ampliação de consumo de filmes nacionais apontam para a potencialidade de um mercado em formação, bem como para a importância do financiamento público como mola propulsora para o setor. Entretanto, apesar dos significativos resultados das políticas públicas de fomento à produção audiovisual, constata-se uma permanente fragilidade da inserção dos filmes nacionais no circuito comercial de exibição, fator que, entre outros, potencializa a ampliação das mostras e festivais em todo país. Tendo como pano de fundo tal debate, o objetivo do artigo é problematizar resultados de estudos e pesquisas acerca da expansão do circuito de mostras e festivais de cinema, no Brasil e na Bahia, que se realizam a partir das políticas de fomento como principal alternativa de difusão dos filmes brasileiros que não chegam ao circuito exibidor comercial.

Palavras-chave: mercado audiovisual, exibição, circuito alternativo, festivais, mostras.


Texto completo: PDF



ISSN: 2177-6229 - Melhor visualizado no Mozilla Firefox

Licença Creative Commons
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. [atualizado em 25/05/2016]

São Leopoldo, RS. Av. Unisinos, 950. Bairro Cristo Rei, CEP: 93.022 -750. Atendimento Unisinos +55 (51) 3591 1122 - Banner artwork by Z Shinoda.
Projeto gráfico: Jully Rodrigues