Coletividade na geração de renda e desenvolvimento local: comparativo entre os Moshavim israelenses e uma associação de Maria da Fé, Brasil

Bianca Siqueira Martins Domingos, Adriana Prest Mattedi, Adilson da Silva Mello, Rosinei Batista Ribeiro

Resumo


O exercício de pensar o desenvolvimento local implica considerar toda a complexidade de atores e suas interações nos campos econômico, ambiental e social de forma articulada. Uma das formas de articulação para a geração de renda são as cooperativas e associações, que, por meio da coletividade no trabalho e gestão, conferem à comunidade e aos envolvidos o papel de agentes. Como forma de pensar o desenvolvimento local por meio das iniciativas coletivas de geração de renda, este artigo objetiva realizar uma análise comparativa transnacional entre as comunidades rurais cooperadas israelenses, o Moshavim, e uma Associação de artesãos do município de Maria da Fé, na região sul do estado de Minas Gerais. A metodologia se fez levando em conta os contextos locais entre os empreendimentos, estruturando o estudo de caso comparativo com base nos itens pluriatividade, empreendimentos rurais, uso de recursos naturais, geração de renda por meios alternativos, organização cooperada e assistência mútua. Os resultados obtidos apontam similaridades quanto à ruralidade de ambas, ao uso de recursos naturais e à assistência mútua. As principais diferenças estão na pluriatividade e no uso da mão de obra (self-labour e wage labour).

Palavras-chave: desenvolvimento local, geração de renda, organizações coletivas, Moshavim, Associação de Artesanato, análise comparativa.


Texto completo: PDF (English)



ISSN: 2177-6229 - Melhor visualizado no Mozilla Firefox

Licença Creative Commons
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. [atualizado em 25/05/2016]

São Leopoldo, RS. Av. Unisinos, 950. Bairro Cristo Rei, CEP: 93.022 -750. Atendimento Unisinos +55 (51) 3591 1122 - Banner artwork by Z Shinoda.
Projeto gráfico: Jully Rodrigues