Programa “Ciência sem Fronteiras”: geopolítica do conhecimento e o projeto de desenvolvimento brasileiro

Autores

  • Rogéria Campos de Almeida Dutra Professora do Departamento de Ciências Sociais - Universidade Federal de Juiz de Fora-MG
  • Leonardo Francisco de Azevedo Programa de Pos-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.4013/csu.2016.52.2.10

Resumo

O presente artigo se propõe investigar a crescente internacionalização do ensino superior através da análise do Programa do governo federal “Ciência sem Fronteiras”. Para tal, procura destacar o debate acadêmico acerca de temas como deslocamentos e fluxos territoriais, globalização e geopolítica do conhecimento científico para, em seguida, analisar este programa governamental a partir de discursos oficiais e notícias circuladas pela grande mídia, observando sua concepção, as formas de participação e seus primeiros desdobramentos. Como método, utilizou-se revisão bibliográfica e pesquisa documental, de forma a verificar como este programa, apesar de estratégico para a consolidação do nosso país como potência no Hemisfério Sul, reproduz valores convencionais, seja por fundamentar-se na lógica centro-periferia, seja por apostar na supremacia radical das ciências naturais como forma de inserção do país nas valorizadas rotas industriais e tecnológicas do sistema mundial.

Palavras-chave: ensino superior, geopolítica do conhecimento, Ciência sem Fronteiras.

Biografia do Autor

Rogéria Campos de Almeida Dutra, Professora do Departamento de Ciências Sociais - Universidade Federal de Juiz de Fora-MG

Graduada em Ciencias Sociais

Doutorado em Antropologia Social - Museu Nacional - UFRJ

Atualmente professora do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pos-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora

Leonardo Francisco de Azevedo, Programa de Pos-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora

Graduado em Ciencias Sociais  e mestrando do Programa de Pos-Graduação em Ciencias Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora

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Publicado

2016-07-04

Edição

Seção

Artigos