Políticas públicas de juventude e meio ambiente: o que a percepção socioambiental dos jovens pode dizer?

Autores

  • Tarcisio Augusto Alves Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco Departamento de Ciências Sociais Pós-graduação em Administração e Desenvolvimento Rural

DOI:

https://doi.org/10.4013/csu.2016.52.2.08

Resumo

Alguns autores (Krischke, 2000; Carvalho, 2004) têm chamado a atenção para o fato de que a luta ambiental tem representado um campo importante para o estabelecimento de nova cultura política entre os jovens. Do mesmo modo, as diversas pesquisas encomendadas, principalmente, por empresas e pelo terceiro setor, no sentido de compreender o perfil da população jovem brasileira, têm identificado certo interesse desse grupo social pelo meio ambiente. Seguindo o mesmo movimento, ações governamentais têm, ainda que de forma incipiente, procurado contemplar esforços para a implementação de uma agenda ambiental em que os jovens sejam protagonistas. Nesse sentido, na presente proposta, objetiva-se a refletir sobre os problemas socioambientais identificados por estudantes de ensino médio em algumas das 12 regiões de desenvolvimento de Pernambuco e, ao mesmo tempo, a discutir como a percepção socioambiental das juventudes pode contribuir para o estabelecimento de políticas públicas para os jovens.

Palavras-chave: juventude, meio ambiente, políticas públicas.

Biografia do Autor

Tarcisio Augusto Alves Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco Departamento de Ciências Sociais Pós-graduação em Administração e Desenvolvimento Rural

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2001), mestrado em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco (2004) e doutorado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2010). Atualmente é professor adjunto III da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Tem experiência na área de Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, meio ambiente, juventude, sindicalismo rural e desenvolvimento rural.

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Publicado

2016-07-04

Edição

Seção

Seção Temática: Diversidade, cultura e ambiente