Políticas públicas de juventude e meio ambiente: o que a percepção socioambiental dos jovens pode dizer?
DOI:
https://doi.org/10.4013/csu.2016.52.2.08Resumo
Alguns autores (Krischke, 2000; Carvalho, 2004) têm chamado a atenção para o fato de que a luta ambiental tem representado um campo importante para o estabelecimento de nova cultura política entre os jovens. Do mesmo modo, as diversas pesquisas encomendadas, principalmente, por empresas e pelo terceiro setor, no sentido de compreender o perfil da população jovem brasileira, têm identificado certo interesse desse grupo social pelo meio ambiente. Seguindo o mesmo movimento, ações governamentais têm, ainda que de forma incipiente, procurado contemplar esforços para a implementação de uma agenda ambiental em que os jovens sejam protagonistas. Nesse sentido, na presente proposta, objetiva-se a refletir sobre os problemas socioambientais identificados por estudantes de ensino médio em algumas das 12 regiões de desenvolvimento de Pernambuco e, ao mesmo tempo, a discutir como a percepção socioambiental das juventudes pode contribuir para o estabelecimento de políticas públicas para os jovens.
Palavras-chave: juventude, meio ambiente, políticas públicas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Ciências Sociais Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Ciências Sociais Unisinos acima explicitadas.