Reflexões teóricas acerca da “crise ambiental”: possibilidades de novas orientações para as políticas públicas ambientais

José Irivaldo Alves Oliveira Silva

Resumo


O presente artigo traz uma série de inquietações que convergem para a necessária análise da questão ambiental numa perspectiva multicêntrica, porém, privilegiando uma ênfase política para compreendermos as consequências da crise ambiental numa sociedade de risco. Trata-se de uma contribuição acadêmica reflexiva que não foi elaborada com pretensões propositivas, mas que pode ter consequências práticas, dentre elas a reorientação de políticas públicas ambientais a partir da compreensão da sociedade em que vivemos. Portanto, o objetivo central desse trabalho foi justamente abordar o fenômeno da globalização e sua extensão e como podemos compreendê-lo nas suas diversas formas; em seguida, buscaremos perceber a questão ambiental numa sociedade de risco, como caracterizada por Beck, ou numa modernidade reflexiva, como em Giddens.

Palavras-chave: meio ambiente, sociedade de risco, globalização.


Texto completo: PDF



ISSN: 2177-6229 - Melhor visualizado no Mozilla Firefox

Licença Creative Commons
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. [atualizado em 25/05/2016]

São Leopoldo, RS. Av. Unisinos, 950. Bairro Cristo Rei, CEP: 93.022 -750. Atendimento Unisinos +55 (51) 3591 1122 - Banner artwork by Z Shinoda.
Projeto gráfico: Jully Rodrigues


Crossref Member Badge Crossref Similarity Check logo