Os aspectos ideológicos do capitalismo na Sociedade Contemporânea: Análise crítica do campo discursivo da política
DOI:
https://doi.org/10.4013/csu.2016.52.1.07Resumo
O objetivo deste artigo é demonstrar que no campo discursivo da política os embates ideológicos acontecem e as tramas ideológicas são feitas e desfeitas. Diremos ainda que nesse campo se instalam as estratégias de dominação ideológica das classes dominantes sobre as demais. Também neste campo se apresentam as tramas ideológicas que convocam o sujeito do inconsciente a ocupar outra posição que não seja a do dominado. Para isso nos referenciamos nos pressupostos teóricos dos autores que se comprometem teoricamente em articular a psicanálise e o marxismo na perspectiva de buscar posicionamentos teóricos e práticos para as questões políticas da atualidade. Verificamos que o campo discursivo da política pode nos auxiliar a compreender e a desmantelar as construções ideológicas que buscam oprimir ainda mais o trabalhador, como também pode possibilitar que os sujeitos se organizem e construam um projeto político mais eficiente contra o modelo capitalista.
Palavras-chave: campo discursivo da política, desejo, ideologia.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Ciências Sociais Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Ciências Sociais Unisinos acima explicitadas.