A sociologia e a escola em debate nos Encontros Nacionais sobre o Ensino de Sociologia na Educação Básica

Danyelle Nilin Gonçalves

Resumo


Criado como um espaço de reflexividade, de formação e partilha de experiências de ensino, de pesquisas e dos modos de implantação da Sociologia nos currículos dos estados brasileiros, o Encontro Nacional sobre o Ensino de Sociologia na Educação Básica (ENESEB) não pode ser compreendido sem levar em consideração a implantação da disciplina no currículo do ensino médio brasileiro. À medida que a Sociologia foi se institucionalizando na escola e novas temáticas ocupavam as salas de aula, essas questões passaram a se tornar parte dos debates nos eventos, sendo foco de oficinas pedagógicas, das apresentações em pôsteres, das comunicações orais nos grupos de trabalho e das mesas redondas. É sobre o significado desse encontro, na sua dimensão política e educativa, nos sentidos de pertencimento, de visibilidade, de luta, de sociabilidade, de difusão de conhecimento, de discussão e de debate que esse artigo trata.

Palavras-chave: sociologia, escola, ENESEB.


Texto completo: PDF



ISSN: 2177-6229 - Melhor visualizado no Mozilla Firefox

Licença Creative Commons
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. [atualizado em 25/05/2016]

São Leopoldo, RS. Av. Unisinos, 950. Bairro Cristo Rei, CEP: 93.022 -750. Atendimento Unisinos +55 (51) 3591 1122 - Banner artwork by Z Shinoda.
Projeto gráfico: Jully Rodrigues


Crossref Member Badge Crossref Similarity Check logo