Invisibilidade social a partir do filme “O som ao redor”: uma análise honnethiana das patologias sociais no Brasil

Autores

  • Thiago Aguiar Simim Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Direito

DOI:

https://doi.org/10.4013/csu.2015.51.1.06

Resumo

Este trabalho discute a convergência entre literatura e análise social e política na filosofia social de Axel Honneth, mais precisamente em sua obra mais recente. Honneth demonstra como principalmente filmes e romances podem atentar para patologias sociais no sentido perseguido em seu modelo de teoria crítica, criando rastros para se investigar uma determinada compreensão de uma sociedade situada em seu tempo. Sendo assim, este trabalho passa pelo delineamento do que se entende por patologia social e alguns de seus modos na teoria do reconhecimento de Honneth. Após isso, trabalha-se como o autor se vale de obras de arte na identificação de patologias sociais, empreendendo posteriormente o método de análise ao filme brasileiro O som ao redor, do diretor Kleber Mendonça Filho. Como conclusão se retoma a reflexão sobre o mecanismo das patologias sociais, que provocam invisibilidade como impedimentos à emancipação social, e como essas barreiras podem ser analisadas do ponto de vista metodológico, ainda em consonância com a teoria crítica.

Palavras-chave: patologias sociais no Brasil, invisibilidade social, Axel Honneth.

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Publicado

2015-02-06

Edição

Seção

Dossiê: Produções artísticas e processos sociais de mudanças