Significados permanentes e mutantes: sociabilidades e significações no cotidiano de um café
DOI:
https://doi.org/10.4013/csu.2014.50.2.07Resumo
Este artigo tem por objetivo desvendar os significados atribuídos ao espaço organizacional pelos frequentadores de um café, compreendendo tal fenômeno em face da circularidade cultural e suas ressignificações, e à luz dos significados que os cafés receberam historicamente. Para tal, foi empreendido um estudo de cunho etnográfico, e adotadas as técnicas de observação sistemática e participante, além de entrevistas individuais em profundidade. Para a análise dos dados de campo, foi utilizada a análise de conteúdo. A categorização e a análise dos dados nos permitiram identificar repertórios de significados emersos do campo, que evidenciam a complexidade inerente à gestão de organizações cujo negócio central é a sociabilidade. Percebemos a perenidade histórica de significados relacionados ao convívio e ao espaço partilhado, mas também desvendamos significados que reforçam a contemporaneidade desse tipo de organização, como aqueles que remetem a fenômenos como individualidade e violência urbana. A discussão de tais aspectos implica novos desafios à gestão contemporânea, pensados sob o prisma da sociabilidade organizacional e da sobrevivência dos cafés como organizações que podem contribuir com inovações na construção de espaços urbanos compartilhados.
Palavras-chave: cafés, sociabilidade organizacional, significados.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Ciências Sociais Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Ciências Sociais Unisinos acima explicitadas.