Problematizando a indústria dos sonhos: questões sociológicas para analisar o cinema de entretenimento estadunidense

Autores

  • Túlio Cunha Rossi Universidade Federal do Maranhão Departamento de Sociologia e Antropologia - UFMA

DOI:

https://doi.org/10.4013/csu.2014.50.2.05

Resumo

Este artigo discute a importância de se analisar sociologicamente produções do cinema hollywoodiano. A maioria destas reflexões deriva do trabalho de pesquisa de minha tese de doutorado, na qual o uso de filmes para empreender análises consistentes de temas relevantes para a vida em sociedade foi fundamental. São confrontadas questões metodológicas acerca da análise de filmes de ficção e sua colaboração para a sociologia, bem como a respeito da presença de referências cinematográficas e mídias audiovisuais na vida contemporânea. Assim, ao mesmo tempo em que se problematiza como o cinema de grande distribuição constitui objeto relevante de análise sociológica que demanda métodos próprios, capazes de extrapolar o limite da análise técnica das produções, bem como a simples quantificação de indicadores de recepção, problematiza-se também como esse cinema afeta e é afetado pela vida social.

Palavras-chave: cinema, comunicação, imagem, sociologia.

Biografia do Autor

Túlio Cunha Rossi, Universidade Federal do Maranhão Departamento de Sociologia e Antropologia - UFMA

Professor Adjunto de Sociologia - Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo - USP em março de 2013, tendo sua tese aprovada com distinção e louvor pela banca avaliadora, foi bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP no período de janeiro de 2010 a dezembro de 2012. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (bacharelado e licenciatura, em 2004) e mestrado em Sociologia pela mesma instituição(2007). Seus estudos se concentram na área de Sociologia da Cultura, tendo como principais objetos de interesse: sociologia do cinema, sociologia das emoções, construção de identidades, individualidade, consumo, cultura de massa, mídias audiovisuais, romantismo e literatura.

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Publicado

2014-09-24

Edição

Seção

Artigos