Desenvolvimento econômico e satisfação com a democracia: uma análise da América Latina
DOI:
https://doi.org/10.4013/csu.2014.50.2.03Resumo
O objetivo principal deste trabalho é verificar de que forma a satisfação com a democracia pode estar associada ao grau de desenvolvimento econômico dos países da América Latina (1997-2009). Como objetivos específicos, pretende-se analisar como os latino-americanos avaliam o regime democrático de seus países, se existem diferenças consideráveis nas avaliações no decorrer do tempo, se as variações das manifestações de satisfação dos indivíduos com a democracia estão correlacionadas a variáveis econômicas e, por fim, se é possível afirmar que um determinado contexto socioeconômico influencia no grau de satisfação com a democracia. Os dados referentes à “satisfação com a democracia” foram retirados do banco de dados do Latinobarômetro, e os dados socioeconômicos foram coletados junto ao Banco Mundial. Concluiu-se que a situação econômica e social de um país parece influenciar, de alguma maneira, as manifestações individuais sobre a satisfação com a democracia.
Palavras-chave: desenvolvimento econômico, satisfação com a democracia, América Latina.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Ciências Sociais Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Ciências Sociais Unisinos acima explicitadas.