Lazer e consumo na percepção dos estudantes universitários

Autores

  • Márcia Botelho Oliveira Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Economia Doméstica pela Universidade Federal de Viçosa, Viçosa-MG, Brasil.
  • Neuza Maria da Silva Professora Associada do Departamento de Economia Doméstica da Universidade Federal de Viçosa, Viçosa-MG, Brasil.
  • Renato Mareto Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Viçosa, Viçosa-MG, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.4013/csu.2014.50.1.10

Resumo

A ligação entre lazer e consumo é visível na sociedade ocidental e tem sido fortalecida pela mídia, que, nas últimas décadas, vem sugerindo quais as formas de lazer que devem ser desfrutadas pelas pessoas. Dessa maneira, o objetivo desta pesquisa foi identificar e analisar as atividades de lazer de alunos de graduação e pós-graduação de uma Universidade Federal, buscando verificar se tais atividades estão ligadas ao ato de consumir. Trezentos estudantes responderam ao questionário, sendo 246 graduandos e 54 pós-graduandos. Os dados foram analisados quantitativamente utilizando o pacote estatístico SPSS (Statistical Package for Social Sciences), versão 17.0, por meio do qual foram realizadas análises exploratórias dos dados, análises de variância, cálculos do Alfa de Cronbach, análises de frequência e tabulações cruzadas. Verificou-se que as atividades mais citadas como principal forma de lazer usufruída pelos entrevistados demandavam gastos, e que o segundo motivo mais citado para não vivenciarem o lazer com mais frequência estava relacionado à falta de condição financeira. Com relação à satisfação com o lazer disponível na cidade de Viçosa (MG), notou-se que os estudantes que passam mais tempo assistindo à televisão estavam mais insatisfeitos que os demais. Assim, se a publicidade é capaz de influenciar jovens cercados de oportunidades e conhecimento, como comprova esta pesquisa, a influência das estratégias mercadológicas sobre a parte da população que não tem as mesmas oportunidades de estudar é preocupante. Dessa forma, confirmase a necessidade de educação para um consumo consciente, que desvincule o lazer do consumo. Essa educação deveria ser introduzida nas grades curriculares das escolas de ensino fundamental, médio e superior.

Palavras-chave: lazer, consumo, estudantes universitários.

Biografia do Autor

Márcia Botelho Oliveira, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Economia Doméstica pela Universidade Federal de Viçosa, Viçosa-MG, Brasil.

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Economia Doméstica pela Universidade Federal de Viçosa, Viçosa-MG, Brasil. E-mail: marcia.botelho@ufv.br

Neuza Maria da Silva, Professora Associada do Departamento de Economia Doméstica da Universidade Federal de Viçosa, Viçosa-MG, Brasil.

Ph.D. em Economia da Família e do Consumidor, Purdue University, Estados Unidos. Professora Associada do Departamento de Economia Doméstica da Universidade Federal de Viçosa, Viçosa-MG, Brasil. E-mail: neuzams@ufv.br

Renato Mareto, Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Viçosa, Viçosa-MG, Brasil.

Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Viçosa, Viçosa-MG, Brasil. E-mail: renatomareto@hotmail.com

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Publicado

2014-01-15

Edição

Seção

Artigos