Brasil: da identidade à marca

Autores

  • Maria Celeste Mira Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.4013/csu.2014.50.1.01

Resumo

Ao longo da nossa história, a ideia de Brasil tem sido objeto de diversas elaborações, em geral, combinando aspectos políticos e estéticos. No entanto, na virada para o terceiro milênio, este processo assumiu novos contornos. As apropriações e reelaborações da ideia de Brasil se multiplicaram. As iniciativas estavam por toda parte, alcançando os diversos setores da produção cultural e artística, a mídia e, sobretudo, o mercado. O objetivo do texto é apresentar os resultados de pesquisa documental realizada sobre o tema ao longo dos anos 2000, os quais indicam duas mudanças básicas em relação aos movimentos do século XX: o deslocamento do interesse político para o mercadológico, bem como da ênfase na identidade nacional para a diversidade cultural. A título de conclusão, discutem-se as implicações do deslizamento da construção da identidade da esfera da política para a do consumo.

Palavras-chave: Brasil, identidade nacional, diversidade cultural, marca.

Biografia do Autor

Maria Celeste Mira, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Profa. do Depto. de Antropologia e do Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais da PUC/SP

Downloads

Publicado

2014-03-10

Edição

Seção

Dossiê: Novas representações do Brasil e da brasilidade