Obediências e transgressões nas vivências da sexualidade
DOI:
https://doi.org/10.4013/csu.2013.49.3.10Resumo
Este estudo problematiza o imaginário da sexualidade de professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental, em pesquisa desenvolvida no processo de doutoramento. Das questões orientadoras da nossa pesquisa, neste texto, optamos em problematizar se, nas suas vivências da sexualidade, as professoras descortinam novos caminhos ou apenas vivem de acordo com os princípios institucionais apreendidos no decorrer de suas vidas. Como metodologia de pesquisa, trabalhamos com a História Oral de Vida e História Oral Temática, e nosso referencial teórico fundamentou-se, essencialmente, nas obras de Michel Maffesoli. Realizamos entrevistas com professoras, as quais narraram suas vidas balizadas por um tema específico: as vivências de sua sexualidade. A análise das narrativas nos mostrou que, se por um lado a religião e a família são marcas expressivas no imaginário de sexualidade dessas professoras, por outro elas construíram, no decorrer de suas vidas, fugas imperceptíveis e formas astutas de driblar os princípios institucionais apreendidos em suas existências. Dito de outro modo: as professoras vivem suas sexualidades no movimento entre obediências e transgressões.
Palavras-chave: professoras, imaginários, sexualidade, obediência, transgressão.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Ciências Sociais Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Ciências Sociais Unisinos acima explicitadas.