O acesso aos instrumentos públicos como influenciador do consumo cultural pela população de baixa renda

Alexandre Rabelo, Danielle Miranda de Oliveira Arruda Gomes, Áurio Lúcio Leocádio

Resumo


Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar as relações entre as variáveis influenciadoras e o consumo de produtos culturais por consumidores de baixa renda, considerando o modelo adaptado de Leocádio (2008). Nesse contexto, buscou-se identificar as variáveis que explicam o consumo de produtos culturais; avaliar a relação entre o nível de acesso aos instrumentos públicos de consumo cultural e o consumo de produtos culturais; avaliar a relação entre o perfil da renda do consumidor e o consumo de produtos culturais; avaliar a relação entre o perfil de capital cultural do consumidor e o consumo de produtos culturais; verificar as relações entre os antecedentes, conforme o modelo adaptado de Leocádio (2008), que influenciam o consumo de produtos culturais. Apresentou-se um modelo que integra os antecedentes de consumo cultural. Utilizou-se o Survey como método, aplicado a 556 respondentes, em 31 bairros da cidade de Fortaleza, consumidores de produtos culturais de baixa renda. Foram utilizadas técnicas de análise de dados multivariadas por meio de análise fatorial, além da modelagem de equações estruturais, utilizando-se o software Smartpls 2.0. Os antecedentes que apresentaram relação com o consumo foram: capital cultural, preferência e a influência dos grupos de referência. O modelo estrutural analisado demonstrou que inovatividade, acesso aos instrumentos de consumo e vivências em manifestações artísticas influenciam a preferência e não têm relação com o consumo de produtos culturais.

Palavras-chave: consumo, produto cultural, baixa renda, modelos.


Texto completo: PDF



ISSN: 2177-6229 - Melhor visualizado no Mozilla Firefox

Licença Creative Commons
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. [atualizado em 25/05/2016]

São Leopoldo, RS. Av. Unisinos, 950. Bairro Cristo Rei, CEP: 93.022 -750. Atendimento Unisinos +55 (51) 3591 1122 - Banner artwork by Z Shinoda.
Projeto gráfico: Jully Rodrigues


Crossref Member Badge Crossref Similarity Check logo