Desvelando identidades através de retalhos de histórias de vida: práticas de psicologia social

Teresinha Maria Gonçalves, José Ivo Follmann, Adriel Giordani Christ, Maria Bernadete Serafim Viola Prum, Lucas da Silva Ricken, Israel Souza da Silva, Greice Michels Tomazi

Resumo


O artigo propõe uma reflexão sobre identidade a partir de dados empíricos buscados em cinco histórias de vida selecionadas na prática de acadêmicos de Psicologia Social II, da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Nele são utilizadas algumas concepções de identidade conhecidas, partindo do fato de que a identidade sempre pode ser decomposta em várias dimensões, como a expressa pela chamada “identidade nuclear” (núcleo do ego) ou “identidade do eu”, ou então a que se refere à ideia do “ser humano como um ser de projeto”, ou, ainda, a que está referida ao lugar e ao território. Nas histórias de vida analisadas, são identificados “retalhos” que ajudam a desvelar as identidades concebidas em permanente processo. O artigo tem uma estrutura simples: inicia com uma breve introdução, seguem três momentos nos quais são reproduzidas análises pertinentes a três grandes blocos conceituais, e, por fim, são traçados, nas considerações finais, alguns delineamentos pontuais de conclusão e perspectivas de continuidade e aprofundamento.

Palavras-chave: identidade, cultura, história de vida, projeto de vida, psicologia social.


Texto completo: PDF



ISSN: 2177-6229 - Melhor visualizado no Mozilla Firefox

Licença Creative Commons
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. [atualizado em 25/05/2016]

São Leopoldo, RS. Av. Unisinos, 950. Bairro Cristo Rei, CEP: 93.022 -750. Atendimento Unisinos +55 (51) 3591 1122 - Banner artwork by Z Shinoda.
Projeto gráfico: Jully Rodrigues


Crossref Member Badge Crossref Similarity Check logo