Das valas comuns aos direitos humanos: a descoberta dos desaparecimentos forçados na Espanha contemporânea

Francisco Ferrándiz

Resumo


Este texto se baseia numa pesquisa de campo “multissituada” de sete anos sobre o impacto do ciclo mais recente de exumações de valas comuns da Guerra Civil espanhola, levada a cabo em diversos cenários: exumações, atos comemorativos, conferências acadêmicas sobre a memória, apresentações de livros, concertos musicais, retiros universitários, assembleias, diversas ONGs, grupos de trabalho com apoio institucional, laboratórios forenses, exposições de arte, manifestações, etc. Explora a forma pela qual os discursos e conceitos transnacionais dos direitos humanos se converteram paulatinamente em guias fundamentais da ação de muitas das associações que promovem o que se conhece como “recuperação da memória histórica”, à medida que o debate foi crescendo, sofisticando-se, institucionalizando-se e, finalmente, indo a juízo. Neste sentido, a sequência de informes da Anistia Internacional sobre o processo ou auto julgado por Baltasar Garzón a 16 de setembro de 2008, a controvérsia gerada por ele até sua inibição a 18 de novembro de 2008 e os acontecimentos derivados do processo aberto contra ele no Supremo Tribunal atuaram como catalisadores desta irrupção dos direitos humanos nos debates sobre a memória, através de figuras jurídicas como as dos “crimes contra a humanidade”, os “desaparecimentos forçados” e outras. 

Palavras-chave: antropologia da violência, memória social, direitos humanos, desaparecimentos forçados, valas comuns, exumações, vítimas.


Texto completo: PDF



ISSN: 2177-6229 - Melhor visualizado no Mozilla Firefox

Licença Creative Commons
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. [atualizado em 25/05/2016]

São Leopoldo, RS. Av. Unisinos, 950. Bairro Cristo Rei, CEP: 93.022 -750. Atendimento Unisinos +55 (51) 3591 1122 - Banner artwork by Z Shinoda.
Projeto gráfico: Jully Rodrigues


Crossref Member Badge Crossref Similarity Check logo