A memória de um período e a verdade da história
DOI:
https://doi.org/10.4013/csu.2012.48.2.03Resumo
Este artigo recupera a conjuntura internacional e nacional que produziu a violência exercida pelo Estado – que, ainda hoje, continua projetando o esquecimento ao recusar desvelar o passado – contra a sociedade. Para isso, busca analisar as forças políticas em confronto, as bases teóricas da Guerra Fria e as suas práticas coercitivas. Busca, ainda, relacionar a Doutrina de Segurança Nacional ao período da ditadura militar e aponta para as correntes em disputa no campo da reconstituição da memória nacional e da recomposição da verdade histórica.
Palavras-chave: Doutrina de Segurança Nacional, ditadura militar, movimento social, democracia, memória e verdade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Ciências Sociais Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Ciências Sociais Unisinos acima explicitadas.