A fotografia e o processo de construção social da memória
DOI:
https://doi.org/10.4013/csu.2011.47.3.05Resumo
A fotografia entendida como documento é quase sempre vinculada à memória, uma memória visual que retrata, ressignifica e recontextualiza a ação social do olhar. O fotógrafo, nesse sentido, é um ator social que, entre outras coisas, instrumentaliza o olhar recortando realidades estéticas num campo de percepção particular que se torna público, sobretudo hoje num contexto pós-convencional de sociedade. Esse texto reflete justamente sobre esse processo de mudança pós-convencional no qual se inscreve a cultura visual, no qual a fotografia e a memória estão cada vez mais imbricadas, tecendo novas identidades.
Palavras-chave: fotografia, memória, identidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Ciências Sociais Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Ciências Sociais Unisinos acima explicitadas.