Juventude e memória: lembranças de tempos recentes
DOI:
https://doi.org/10.4013/csu.2011.47.3.04Resumo
Esse trabalho é parte de uma pesquisa feita com jovens frequentadores de bailes de Black Music da cidade do Rio de Janeiro. Parte-se da afirmação de que o jovem é sujeito dotado de memória que se constrói nas relações sociais e em distintos contextos familiares. Além da investigação sobre o processo de construção da memória juvenil, observou-se o significado de suas lembranças e o papel que ocupam nas suas escolhas pessoais, assim como na definição de valores e normas para orientar suas trajetórias. Desse modo, através das falas de alguns dos jovens entrevistados, são apresentadas algumas articulações da memória e o papel da experiência na construção de suas identidades.
Palavras-chave: juventude, memória de jovem, identidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Ciências Sociais Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Ciências Sociais Unisinos acima explicitadas.