O discurso de vereadores de um município do Estado de Minas Gerais: aproximações com a representação teatral e distanciamento da dialogicidade

Juliana Cristina Teixeira, Priscila Gomes de Araújo, Mariana Pereira Chaves Pimentel, Flávia Luciana Naves Mafra

Resumo


O presente trabalho teve como objetivo realizar uma análise crítica da postura de vereadores de um município do estado de Minas Gerais por meio do diálogo entre diferentes perspectivas teóricas. Demonstra a aproximação da representação política com a representação teatral, recorrendo, para tanto, a uma postura epistemológica crítica. Utiliza-se a noção de representação política como encenação, ou seja, como um teatro político ou teatro social, em que os políticos eleitos acabam assumindo o papel de tomadores de decisões em lugar dos cidadãos, e esses, por sua vez, assumindo o papel de simples espectadores. Acredita-se que o propósito da representação por parte do representante tenha a intenção de dirigir e regular a impressão que os representados possam vir a fazer deles, por meio do controle de expressões. Essas ideias são apoiadas por Rousseau (1978), que sugere um paralelo entre a representação parlamentar e a moderna representação teatral, adotando uma postura crítica em relação a ambas. Para a pesquisa em questão, adotou-se uma metodologia qualitativa, com a utilização de roteiros semiestruturados de entrevistas. Como resultado das análises do discurso dos vereadores, observou-se que, de fato, o comportamento dos mesmos evoca elementos de uma representação teatral, que se demonstram ainda mais intensificados quando os vereadores discutem sobre a transmissão pela TV das sessões da Câmara Legislativa. Assim, considera-se que tal comportamento provoque um distanciamento de uma representação pública que garanta a dialogicidade no processo decisório, ou seja, que esteja próxima da vontade dos representados.

Palavras-chave: representação, teatro, vereadores.


Texto completo: PDF



ISSN: 2177-6229 - Melhor visualizado no Mozilla Firefox

Licença Creative Commons
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. [atualizado em 25/05/2016]

São Leopoldo, RS. Av. Unisinos, 950. Bairro Cristo Rei, CEP: 93.022 -750. Atendimento Unisinos +55 (51) 3591 1122 - Banner artwork by Z Shinoda.
Projeto gráfico: Jully Rodrigues


Crossref Member Badge Crossref Similarity Check logo