A conformação dos grupos de pesquisa em biotecnologia da cana de açúcar na região norte-fluminense: a perspectiva do “novo sistemismo”

Adelia Maria Miglievich Ribeiro, Fabricio Monteiro Neves

Resumo


Através da Teoria dos Sistemas Sociais do sociólogo alemão Niklas Luhmann, discutimos os subsistemas científico e tecnológico; econômico; político e jurídico na geração da biotecnologia da cana-de-açúcar na região norte-fluminense, com ênfase a Campos dos Goytacazes, onde se encontram os grupos de pesquisa, respectivamente, sediados na Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) e na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). No estudo de caso, nas análises de projetos e documentos e nas entrevistas realizadas, verificamos os processos de interação entre sistemas funcionais diferenciados acontecendo no cotidiano da prática científica assim como, em função da estrutura de expectativa dos grupos, as distintas formas de assimilação e reação às informações do ambiente. Nos resultados, enfatizamos o quanto a produção local de biotecnologia moderna necessita de políticas públicas direcionadas para se efetuar. Confirmamos, assim, a tendência de que o processo de geração de tecnologia em países periféricos funciona graças a um acoplamento estrutural entre Estado, ciência e economia, ao passo que, em países centrais, este processo se dê independentemente do protagonismo do primeiro.

Palavras-chave: ciência e tecnologia, teoria dos sistemas, Niklas Luhmann, biotecnologia, cana de açúcar.

Texto completo: PDF



ISSN: 2177-6229 - Melhor visualizado no Mozilla Firefox

Licença Creative Commons
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. [atualizado em 25/05/2016]

Signatária da Declaração de São Francisco sobre Avaliação da Pesquisa – DORA

 

São Leopoldo, RS. Av. Unisinos, 950. Bairro Cristo Rei, CEP: 93.022 -750. Atendimento Unisinos +55 (51) 3591 1122 - Banner artwork by Z Shinoda.
Projeto gráfico: Jully Rodrigues



Crossref Member Badge

Crossref Similarity Check logo

 

Redalyc - Red de Revistas Científicas de América Latina y el Caribe, España y Portugal

GoogleScholar