Jogos eletrônicos e cultura mediada por computadores: paradoxos culturais e organizacionais advindos das inovações em tecnologias de informação

Takeyoshi Imasato, Zilá Pedroso Mesquita

Resumo


As tecnologias de informação e a microeletrônica, por meio dos computadores pessoais, Internet, e-mail, entre outras ferramentas, estão inegavelmente criando mudanças na dinâmica das relações sociais, modificando, por conseqüência, elementos culturais da sociedade contemporânea. Na contramão destas inovações tecnológicas convivemos, ainda, com um antigo fato da nossa civilização que não cessa de se reproduzir: a guerra. Este trabalho apresenta uma situação em que estes dois conjuntos de eventos históricos se encontram. Por meio de um estudo de caso da comunidade formada de brasileiros chamada Brazilian Power, pessoas que se uniram para jogar America’s Army, jogo eletrônico criado pelo exército dos Estados Unidos, este artigo tem como objetivo analisar e compreender a cultura organizacional da referida organização e desvendar alguns paradoxos culturais advindos das novas tecnologias de informação.

Palavras-chave: cultura organizacional, cibercultura, comunicação mediada por computadores, jogos eletrônicos.

Texto completo: PDF



ISSN: 2177-6229 - Melhor visualizado no Mozilla Firefox

Licença Creative Commons
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. [atualizado em 25/05/2016]

São Leopoldo, RS. Av. Unisinos, 950. Bairro Cristo Rei, CEP: 93.022 -750. Atendimento Unisinos +55 (51) 3591 1122 - Banner artwork by Z Shinoda.
Projeto gráfico: Jully Rodrigues


Crossref Member Badge Crossref Similarity Check logo