A crítica pós-moderna: analítica da interação e da sociabilidade

Carlos A. Gadea

Resumo


Na tentativa de abordar as múltiples dimensões da modernidade e os seus nexos com os debates teóricos contemporâneos, não se podem omitir as diferentes contribuições que trouxe a denominada crítica pós-moderna. O presente trabalho procura indagar a respeito destas contribuições, a partir daqueles elementos teóricos que se apresentam como herdeiros de uma tradição sociológica profundamente negligenciada na academia pela eventual hegemonia de perspectivas analíticas mais enraizadas no determinismo estrutural. A crítica pós-moderna, quando reformula questões de sociabilidade e de comportamento político e cultural e se nutre de um marco de análise onde conceitos como pluralidade, multiplicidade, fragmentação e relativismo adquirem importância, não faz mais que reintroduzir um legado teórico e uma aventura sociológica que nasce, por exemplo, com o “impressionismo sociológico” de Simmel, o pragmatismo de William James e os estudos psicossociais de Georg H. Mead. O que se pretende argumentar é que a crítica pós-moderna, em um determinado sentido, define-se como uma espécie de reutilização dos enfoques teóricos da interação social, navegando desde o pragmatismo filosófico e o ecletismo até a etnometodologia e os denominados “cultural studies”.

Palavras-chave: teoria social, crítica pós-moderna, sociabilidade, interação.

Texto completo: PDF



ISSN: 2177-6229 - Melhor visualizado no Mozilla Firefox

Licença Creative Commons
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. [atualizado em 25/05/2016]

Signatária da Declaração de São Francisco sobre Avaliação da Pesquisa – DORA

 

São Leopoldo, RS. Av. Unisinos, 950. Bairro Cristo Rei, CEP: 93.022 -750. Atendimento Unisinos +55 (51) 3591 1122 - Banner artwork by Z Shinoda.
Projeto gráfico: Jully Rodrigues



Crossref Member Badge

Crossref Similarity Check logo

 

Redalyc - Red de Revistas Científicas de América Latina y el Caribe, España y Portugal

GoogleScholar