Mobilidade ocupacional no Brasil: uma análise das chances de mobilidade e inserção ocupacional segundo a origem, a cor e a situação de migração e não-migração para homens chefes do domicílio (1988-1996)

Lygia Gonçalves Costa

Resumo


Neste artigo, optou-se (i) por uma breve revisão teórica e empírica sobre estudos na área de estratificação e mobilidade no Brasil e por (i) analisar as chances de mobilidade e inserção ocupacional segundo a origem, a cor, e status de migrantes nordestinos na Região Sudeste, não-migrantes da Região Nordeste e não-migrantes da Região Sudeste. Para o teste de hipótese, foi utilizado um modelo Logit Multinomial por meio do qual foram analisadas as razões de chances dos migrantes dentro das ocupações as quais foram divididas em sete categorias de classes, as mesmas utilizadas por Erikson, Goldthorpe e Portocarrero (EGP2) (Erikson et al., 1979): (I) Profissional; (II) Administrador; (III) Não-Manual de rotina; (IVa) Empregadores; (IVb) Contaprópria; (IVc). Empregadores rurais; (V) Técnicos e supervisores; (VI) Manual qualificado; (VIIa) Manual não-qualificado; (VIIb) Trabalhadores rurais. Estas categorias já foram aplicadas no clássico estudo de mobilidade The Constant Flux (Erikson e Goldthorpe, 1993), apenas adaptando o trabalho Conta-própria (categoria IVb) para a realidade brasileira. Por falta de dados recentes sobre mobilidade ocupacional no Brasil nas pesquisas amostrais, optou-se por analisar os dois últimos anos da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios-PNAD/IBGE 1988 e 1996 que trata do tema da mobilidade no Brasil.

Palavras-chave: mobilidade social, ocupação, migração.

Texto completo: PDF



ISSN: 2177-6229 - Melhor visualizado no Mozilla Firefox

Licença Creative Commons
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. [atualizado em 25/05/2016]

São Leopoldo, RS. Av. Unisinos, 950. Bairro Cristo Rei, CEP: 93.022 -750. Atendimento Unisinos +55 (51) 3591 1122 - Banner artwork by Z Shinoda.
Projeto gráfico: Jully Rodrigues


Crossref Member Badge Crossref Similarity Check logo