A instituição educacional e os letramentos acadêmicos com tecnologias digitais: entre práticas dominantes e vernaculares

Marilene Assis Mendes, Adriana Fischer

Resumo


Este trabalho tem como objetivo analisar relações entre práticas vernaculares e dominantes de letramentos com tecnologias digitais (TDs) desenvolvidas por alunos de um curso de graduação tecnológica. Constitui um recorte de uma pesquisa maior (2016-2017) de abordagem qualitativa com perspectiva etnográfica. Os aportes teóricos contemplam os Novos Estudos do Letramento e pesquisas sobre TDs e educação. Os dados revelam que a instituição educacional é o principal local de acesso à internet para muitos alunos e que nela são desenvolvidas práticas de letramentos com TDs tanto dominantes quanto vernaculares. Essa constatação sugere que a instituição pode agregar elementos aos processos de ensino e aprendizagem caso opte por incluir e reconhecer práticas de letramentos vernaculares com TD que são mais próximas da realidade dos alunos.

Palavras-chave: estudos dos letramentos, educação superior, letramentos digitais, letramentos vernaculares.


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