Práticas interacionais em ambiente digital e ensino de língua portuguesa

Janayna Bertollo Cozer Casotti, Santinho Ferreira de Souza

Resumo


Há hoje muitas discussões em torno da inserção das novastecnologias da informação e comunicação (NTICs) em contextos educacionaise da emergência de práticas pedagógicas que contemplem osdesafios da contemporaneidade. Este trabalho surge com vistas a refletirespecificamente sobre o ensino de língua portuguesa em contexto digital,buscando verificar como alunos de um curso de Português a distânciainteragem em ambiente virtual de aprendizagem (AVA) e, assim, constroemconhecimentos. A partir de dados gerados em um fórum do cursode Português Instrumental a distância, cujo objetivo era estimular a manifestaçãodos alunos em relação ao curso, analisam-se os comportamentosenunciativos apresentados por eles na mise en scène do ato comunicativode que participam em contexto digital. Desse modo, consideram-se, aqui,conceitos teóricos relacionados com as práticas de letramento digital,em diálogo com a concepção de ato de linguagem como interação deintencionalidades, própria da Teoria Semiolinguística do Discurso. Osresultados do trabalho de análise realizado nos permitem reconhecer aposição que o sujeito-aluno ocupa em relação ao interlocutor, em relaçãoao que ele mesmo diz e também em relação ao que o outro diz.

Palavras-chave: novas tecnologias da informação e comunicação,comportamentos enunciativos, ensino de língua portuguesa.


Texto completo: PDF



ISSN: 2177-6202 - Melhor visualizado no Mozilla Firefox

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0

São Leopoldo, RS. Av. Unisinos, 950. Bairro Cristo Rei, CEP: 93.022 -000. Atendimento Unisinos +55 (51) 3591 1122

Projeto gráfico: Jully Rodrigues


 

SCImago Journal & Country Rank Crossref Member Badge Crossref Similarity Check logo