Letramento midiático: inserção do diálogo entre texto visual e verbal no ensino fundamental

Maria do Rosário Silva Albuquerque Barbosa, Orlando Vian Jr

Resumo


Considerando a necessidade de expandir a visão de letramento tradicional para uma proposta que envolva a integração entre texto visual e verbal, este estudo discute a organização do layout de uma composição visual midiática e sua integração intermodal (texto visual e verbal), com vistas à formação do leitor e do escritor crítico na escola. Como arcabouço teórico, destacamos os estudos de Kress e van Leeuwen (2006), Martin e Rose (2008), Rose e Martin (2012) e Painter et al. (2013). O corpus é formado por web notícia e por textos argumentativos de alunos. A escolha deve-se ao caráter bimodal da notícia, que traz à tona a articulação entre texto verbal e não verbal e os significados construídos pela integração entre imagem e palavras. Os resultados mostram que a organização do layout de uma composição visual midiática e sua integração intermodal contribui para a formação do leitor e do escritor crítico.

Palavras-chave: letramento midiático, integração do texto visual/texto verbal, análise do discurso multimodal sistêmico-funcional.


Texto completo: PDF



ISSN: 2177-6202 - Melhor visualizado no Mozilla Firefox

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0

São Leopoldo, RS. Av. Unisinos, 950. Bairro Cristo Rei, CEP: 93.022 -000. Atendimento Unisinos +55 (51) 3591 1122

Projeto gráfico: Jully Rodrigues


 

SCImago Journal & Country Rank Crossref Member Badge Crossref Similarity Check logo