Enunciação aforizante no Twitter: uma análise discursiva da hashtag #aprendinoenem

Heloisa Mara Mendes

Resumo


Neste trabalho, analisamos postagens que, indexadas com a hashtag #aprendinoenem e publicadas no Twitter, nos dias de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015, contêm uma lógica de citação dos itens apresentados no exame. Procuramos verificar a hipótese de que essas postagens sejam enunciações aforizantes, segundo a definição de Dominique Maingueneau. Concluímos que as postagens analisadas, ao destextualizarem fragmentos de itens do Enem, veiculam imagens que, construídas na e pela enunciação, visam contestar a autoridade do exame.

Palavras-chave: enunciação aforizante, Twitter, Enem.


Texto completo: PDF



ISSN: 2177-6202 - Melhor visualizado no Mozilla Firefox

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0

São Leopoldo, RS. Av. Unisinos, 950. Bairro Cristo Rei, CEP: 93.022 -000. Atendimento Unisinos +55 (51) 3591 1122

Projeto gráfico: Jully Rodrigues


 

SCImago Journal & Country Rank Crossref Member Badge Crossref Similarity Check logo