Explorando as diferenças de conhecimento de vocabulário de inglês como segunda língua em alunos de graduação de uma região semiurbana

Doddapaneni Anil Kumar, Senkamalam Periyasamy Dhanavel

Resumo


Este estudo explorou as diferenças entre conhecimento de vocabulário receptivo e produtivo com referência ao nível de frequência das palavras e à quantidade de vocabulário de estudantes de graduação de inglês como segunda língua. Um total de 90 estudantes de graduação de primeiro ano de engenharia de uma região semi-urbana na Índia participaram do estudo. Dois testes quantitativos de vocabulário, Teste de níveis de vocabulário receptivo (Schmitt et al., 2001) e Teste de níveis de vocabulário produtivo (Laufer e Nation, 1999), foram realizados com eles, um após o outro, durante 50 minutos cada. O primeiro teste centrou–se na identificação da quantidade de vocabulário receptivo, enquanto que o segundo focou na quantidade de vocabulário produtivo. Os dados coletados desses dois estudos quantitativos foram analisados com a ajuda do software SPSS. Os resultados indicam que o conhecimento de vocabulário receptivo dos alunos é superior ao conhecimento de vocabulário produtivo. Do mesmo modo, de vocabulário receptivo dos alunos é maior que a quantidade de vocabulário produtivo. Além disso, a diferença entre vocabulário receptivo e o produtivo é de 27,69%. Para colmatar essa lacuna e aumentar o conhecimento e o tamanho do vocabulário, este estudo recomenda o ensino de vocabulário explícito baseado em atividades por meio da autoaprendizagem, do aprendizado grupal e da aprendizagem mútua nas salas de aula regulares.

Palavras-chave: conhecimento do vocabulário, níveis de frequência de palavras, quantidade de vocabulário receptivo e produtivo, estudantes de graduação.


Texto completo: PDF (English)



ISSN: 2177-6202 - Melhor visualizado no Mozilla Firefox

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0

São Leopoldo, RS. Av. Unisinos, 950. Bairro Cristo Rei, CEP: 93.022 -000. Atendimento Unisinos +55 (51) 3591 1122

Projeto gráfico: Jully Rodrigues


 

SCImago Journal & Country Rank Crossref Member Badge Crossref Similarity Check logo