Abordagens sintética e analítica na progressão gramatical em cursos de alemão como língua estrangeira

André Luiz Ming Garcia

Resumo


Neste trabalho, procura-se comparar os produtos do ensino-aprendizagem de alunos brasileiros de alemão como língua estrangeira que aprendem as orações relativas do alemão a partir das propostas de progressão de tópicos gramaticais sintética e analítica, assim como descritas por Wilkins. Parte-se de uma proposta de investigação híbrida, ao combinar elementos da pesquisa quantitativa aos da qualitativo- interpretativa, com base em arcabouços teóricos advindos da área de alemão como língua estrangeira e psicolinguística, entre outras. Para tal, realizaram-se coletas de dados junto a alunos que tiveram contato com as orações relativas alemãs em meio institucional, em que se adotavam livros didáticos com propostas distintas, a saber, studio d e Schritte International. Considera-se que o ensino de tópicos gramaticais em blocos, com a transmissão de grandes volumes de informação de uma só vez, como na abordagem analítica e mediante o emprego de Schritte, possa gerar uma sobrecarga da memória de trabalho dos alunos, enquanto que o ensino da gramática em fases ou ciclos, a partir da abordagem sintética, permita o depósito paulatino de informações na limitada memória de trabalho (e de curta duração). Isso possibilitaria que os dados se assentem na memória de longa duração e possam ser acessados quando do depósito de novos conteúdos relacionados. O trabalho e o experimento conduzido confirmam a hipótese inicial de que ambas as perspectivas, ao apresentarem seus bônus e ônus, conduzem a resultados semelhantes no processo de ensino-aprendizagem.

Palavras-chave: alemão como língua estrangeira, progressão de tópicos gramaticais, orações relativas, memória.


Texto completo: PDF



ISSN: 2177-6202 - Melhor visualizado no Mozilla Firefox

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0

São Leopoldo, RS. Av. Unisinos, 950. Bairro Cristo Rei, CEP: 93.022 -000. Atendimento Unisinos +55 (51) 3591 1122

Projeto gráfico: Jully Rodrigues


 

SCImago Journal & Country Rank Crossref Member Badge Crossref Similarity Check logo