A identidade docente discursivizada em comentários online: reenunciação e discursos de resistência

Nívea Rohling, Vilson Rodrigo Diesel Rucinski

Resumo


Este artigo apresenta uma análise de comentários online, postados em uma rede social com vistas a observar os modos como professores discursivizam sua própria identidade. A análise teve como base teórica e metodológica a concepção dialógica de linguagem, elaborada pelo Círculo de Bakhtin; e os estudos sobre identidade e identidade docente. Os dados da pesquisa são compostos pela postagem de uma entrevista pingue-pongue e seus discursos-respostas, constituindo um conjunto de 31 (trinta e um) enunciados do gênero comentário online, postados no grupo “Professores do Paraná” na rede social Facebook. Os resultados da análise apontam para duas regularidades nos discursos-respostas dos professores: (i) enunciados que reenunciam a identidade do professor “mal formado”; (ii) enunciados de resistência em que há uma refutação/confrontação/distanciamento axiológico à identidade depreciativa imposta discursivamente.

Palavras-chave: discurso, identidade docente, comentário online.


Texto completo: PDF



ISSN: 2177-6202 - Melhor visualizado no Mozilla Firefox

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0

São Leopoldo, RS. Av. Unisinos, 950. Bairro Cristo Rei, CEP: 93.022 -000. Atendimento Unisinos +55 (51) 3591 1122

Projeto gráfico: Jully Rodrigues

 

SCImago Journal & Country Rank