O ensino da leitura em língua materna ancorado na perspectiva discursiva: uma proposta de leitura de um conto contemporâneo

Luciana C. Ferreira Dias Di Raimo, Thamires Nascimento Dearo

Resumo


Considerando a relevância de pensar as bases do ensino da leitura de língua materna, neste artigo, apresentaremos uma abordagem didática de leitura de cunho discursivo, tendo-se em vista a mobilização dos conceitos, a saber: condições de produção, superfície linguística e processos de constituição de sentidos (na relação com a memória), com base em um conto publicado no sítio eletrônico do jornal O Globo intitulado “O Corpo” que circula em um blog literário do referido jornal chamado Prosa. A proposta tem como objetivo apresentar possíveis encaminhamentos para o texto e problematizar algumas questões pertinentes ao ensino da leitura de língua materna, tais como a evidência dos sentidos, a contradição e a equivocidade.

Palavras-chave: concepções de leitura, leitura em língua materna, Análise do Discurso.


Texto completo: PDF



ISSN: 2177-6202 - Melhor visualizado no Mozilla Firefox

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0

São Leopoldo, RS. Av. Unisinos, 950. Bairro Cristo Rei, CEP: 93.022 -000. Atendimento Unisinos +55 (51) 3591 1122

Projeto gráfico: Jully Rodrigues

 

SCImago Journal & Country Rank