Terminologia no contexto das empresas: um estudo de caso

Alexandra Feldekircher Müller, Maria da Graça Krieger

Resumo


No contexto dos estudos terminológicos, este artigo tem como objetivo apresentar uma descrição de termos que circulam em empresas e compõem a categoria da terminologia empresarial. A terminologia empresarial é um domínio novo de conhecimento, ainda pouco explorado. O estudo apresentado ampara-se teoricamente na abordagem linguístico-comunicacional da Terminologia, segundo a qual o termo é visto como um item lexical que pode assumir o valor especializado de acordo com o seu contexto comunicativo. Metodologicamente, apresenta-se o estudo de caso com a Empresa Y M&E Brasil, identificando-se que a terminologia empresarial é híbrida e está constituída por dois grandes eixos: o eixo da Terminologia de Operacionalização Administrativa e o eixo da Terminologia de Operacionalização de Processo e Produto. O estudo mostrou que esses dois eixos permitiram descrever a categoria terminológica empresarial e apresentar as características do que se denominou como Termo Organizacional e Termo Operacional.

Palavras-chave: linguagem, terminologia, terminologia empresarial, termo organizacional e operacional.


Texto completo: PDF



ISSN: 2177-6202 - Melhor visualizado no Mozilla Firefox

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0

São Leopoldo, RS. Av. Unisinos, 950. Bairro Cristo Rei, CEP: 93.022 -000. Atendimento Unisinos +55 (51) 3591 1122

Projeto gráfico: Jully Rodrigues

 

SCImago Journal & Country Rank