As TDIC e seus usos no espaço das escolas públicas: o que dizem os professores?

Élidi Preciliana Pavanelli-Zubler, Dánie Marcelo de Jesus

Resumo


Este trabalho tem como objetivo investigar os dizeres de professores de escola pública sobre o uso educacional das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). O trabalho contou com o suporte teórico de pressupostos da linguagem e discurso e de pesquisas sobre a formação de professores e uso de tecnologias digitais. O percurso teórico-metodológico é de base interpretativista. Os resultados sugerem que os docentes justificam o uso das tecnologias como forma de ilustrar ou exemplificar uma temática trabalhada na sala de aula ou como estratégia para motivar e conseguir maior participação dos alunos nas atividades escolares. Foi salientado, ainda, por eles, que a escola se encontra em descompasso quanto aos avanços da sociedade e ao reconhecimento de que mudanças precisam ocorrer.

Palavras-chave: Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, professores, dizeres.


Texto completo: PDF



ISSN: 2177-6202 - Melhor visualizado no Mozilla Firefox

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0

São Leopoldo, RS. Av. Unisinos, 950. Bairro Cristo Rei, CEP: 93.022 -000. Atendimento Unisinos +55 (51) 3591 1122

Projeto gráfico: Jully Rodrigues

 

SCImago Journal & Country Rank