Observação pedagógica em contexto de aprendizagem telecolaborativa

Ludmila Belotti Andreu Funo, Anna-Katharina Elstermann, Maisa Alcântara Zakir

Resumo


O presente artigo tem como objetivo propor uma grade de observação para professores que atuam em contextos telecolaborativos de aprendizagem. Para isso, apresentamos um quadro teórico sobre ambientes telecolaborativos de aprendizagem, mediação e observação, e propomos um estudo de caso sobre as práticas de observação desempenhadas por mediadores vinculados a um contexto telecolaborativo de aprendizagem de línguas, o projeto Teletandem Brasil: línguas estrangeiras para todos. Os dados são constituídos por oito questionários abertos sobre as práticas de observação desses mediadores e a análise se enquadra em uma abordagem qualitativa de interpretação orientada pelos construtos da Teoria Fundamentada em Dados, ou Grounded Theory. Assim, com base na literatura, nos resultados do estudo de caso aqui analisado e em nossa experiência como pesquisadoras de projetos de aprendizagem em tandem, apresentamos, ao final do artigo, um quadro reflexivo e embasado em pesquisa sobre práticas de observação pedagógica em contextos telecolaborativos e multimodais de aprendizagem.

Palavras-chave: observação pedagógica, telecolaboração, teletandem.


Texto completo: PDF



ISSN: 2177-6202 - Melhor visualizado no Mozilla Firefox

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0

São Leopoldo, RS. Av. Unisinos, 950. Bairro Cristo Rei, CEP: 93.022 -000. Atendimento Unisinos +55 (51) 3591 1122

Projeto gráfico: Jully Rodrigues